Por Denis Aparecido Valério
Água é um substantivo feminino, e como a mulher é forte e frágil, manso e furioso.
E sabemos que é um dos elementos mais importantes para a vida dos seres vivos e pela boa manutenção do planeta, composto por dois átomos de hidrogênio (H) e um de oxigênio (O), que juntos formam a molécula de H2O.
Está presente em nosso planeta em três estados físicos: sólido (geleiras), líquido (oceanos, rios e lagos), gasoso (vapor d’água na atmosfera).
Resumindo 70% da superfície terrestre está coberta de água, e menos de 3% é de água doce e a maior parte está congelada (geleiras polares e as neves nas montanhas altas), e sobra pouco volume de água para atender as atividades e necessidades humanas.
A água está distribuída no nosso planeta da seguinte forma:
- Água salgada: 97,5% da água no mundo estão nos oceanos.
-Água doce: 2,5% que esta distribuída em: Aquíferos 29,7%, Calotas Polares 68,9%, Rios e Lagos 0,5%, Outros Reservatórios: vapor d’água, nuvens etc. O,9%.
Mas para termos uma água doce de qualidade e abundante, precisamos repensar nossos atos como pessoas e indústrias, em um solo que sofre queimadas e desmatamentos e perde sua vegetação, durante a chuva os pingos de água da chuva não irão infiltrar no solo e reabastecer sua caixa d’água natural (águas subterrâneas), e por sua vez reabastecer nascentes, lagos e rios, quando o solo perde sua vegetação e fica exposto a raios solares e assim o solo perde sua permeabilidade, o pingo d’água irá rolar pelo solo causando erosão e removendo o resto de camada fértil, este processo leva o nome de: escoamento de superfície.
Os sedimentos transportados por estes pingos d’água irão assorear os leitos dos rios, podendo causar alterações químicas na água, afetando a fauna aquática, trazendo prejuízos para a alimentação da população e das gerações futuras e alterando o regime das cheias.
Sabemos que grandes civilizações foram criadas onde havia fartura de água e decaíram quando seu suprimento deixou de ser abundante.
Usamos a água dos grandes rios para gerar energia elétrica, e usamos a água em casa para cozinhar, limpar, banhar, eliminar resíduos, para irrigar plantações para produzir mais alimentos e na indústria o material mais usado é a água.
Mais algumas curiosidades sobre a água:
- Decreto n. 3.692, de 19/12/2000 que regulamentou a Lei n. 9.984, de 17/07/2000- ANA- Agência Nacional das Águas.
- A água é um bem não renovável na natureza e que cada copo de água que o Homem consome possui moléculas de águas usadas inúmeras vezes anteriormente.
- Nas grandes cidades já acontece igual no sertão, à ausência de água é tão séria e real como no agreste Brasileiro, e a água nos grandes centros já é artigo de luxo, e sua escassez atinge tanto o rico como o pobre.
- Que para economizarmos e preservamos a água precisamos agir agora inserindo na sociedade educação e critérios ambientais e ensinar as crianças o valor e a importância da preservação das Matas e da Água.
- O dia Mundial da Água foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1992 sendo comemorado no dia 22 de março.
Por Denis Aparecido Valério,
Ambientalista – Escritor
Presidente da ONG: Brigada Civil de Emergência de Pedro Leopoldo
Brigadista Voluntário de Combate a Incêndios Florestais- IEF-MG
Integrante Voluntário da Defesa Civil de PL-MG.
Conselheiro do SCBH- Ribeirão da Mata
Estudante de Ciências Biológicas - UNA Estagiário/Pesquisador de Parasitologia na UFMG
Presidente da ONG: Brigada Civil de Emergência de Pedro Leopoldo
Brigadista Voluntário de Combate a Incêndios Florestais- IEF-MG
Integrante Voluntário da Defesa Civil de PL-MG.
Conselheiro do SCBH- Ribeirão da Mata
Estudante de Ciências Biológicas - UNA Estagiário/Pesquisador de Parasitologia na UFMG
Foto: clickgratis.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário